Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

Terroir

A expressão em francês é igualmente muito popular na rotina de quem entende e conversa muito sobre vinhos.

Terroir é a soma de todas as condições climáticas, ambientais e humanas, que podem agir sobre a produção da bebida. Solo, clima e região são três fatores-chave. Por exemplo, de acordo com o terroir, é possível avaliar qual uva é a melhor para ser cultivada em alguma propriedade.
Isso acontece, pois, as condições do ambiente são fundamentais para que um tipo de cepa seja aproveitado em sua maior essência, produzindo bebidas de maior qualidade e melhor sabor.
Depois de a ciência ter passado por grandes evoluções, inclusive no cultivo e plantio de uvas — o que faz com que atualmente seja possível produzir vinhos em praticamente qualquer lugar do mundo —, pode parecer que o terroir não é tão mais importante, certo? Errado! Ele ainda diz muito em relação à reputação do seu vinho.
Pense só: um vinho Pinot Noir produzido na Borgonha, no centro-oeste francês, onde a variedade se originou há mais de dois mil anos, pode ter muito mais valor e pode ser muito mais apreciado do que outro modelo da mesma uva, porém cultivada em um país ou região diferente, por exemplo. O sabor das duas bebidas também será completamente diferente.
Fonte: blog.vinhosite

TERRABELA ENOTURISMO
nas 04 estações do ano
Serra Gaúcha - Brasil

COMPARTILHAR