Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

Primavera e brotação das videiras

Período essencial do ciclo anual da viticultura com a polinização das flores, fertilização e formação dos frutos.

COM A PRIMAVERA AS VIDEIRAS COMEÇAM A SE PREPARAR PARA GERAR OS FRUTOS QUE DARÃO A NOVA SAFRA!

 

Na primavera, as videiras começam a brotar de acordo com as cepas, algumas são mais tardias e só romperão as gemas no final de setembro/outubro, outras são mais precoces e o final do inverno, de algumas regiões, já traz o espetáculo dos verdes claros e muito vivos dos brotos irrompendo nos galhos marrons.

A beleza, no entanto, vem acompanhada de preocupação para os vinhateiros. Na poda seca, eles já praticamente determinaram sua produção do próximo ano, e alguns rigores da natureza (como uma geada de primavera) podem comprometer essa delicada fase e toda a produção que está por vir.

O contínuo e crescente aquecimento do solo também favorece o aparecimento de pragas, que muitas vezes coincidem com a época da floração. Bela e delicada, essa fase dura cerca de 20 dias e, em condições ideais de sol e brisa, fica garantida a polinização das flores, a fertilização e a fixação dos frutos.

Chuva pesada, geada, ventos fortes ou (pior dos piores) granizo são pesadelos recorrentes nessa época. Mesmo no Brasil, de vitivinicultura tão jovem, já são utilizadas telas protetoras nas áreas mais altas, braseiros estrategicamente colocados no meio dos vinhedos (como nos Estados Unidos), que mantêm a geada à distância e outras defesas mecânicas que visam minimizar os riscos para a colheita.

Fonte: revistaadega

 

Terrabela Enoturismo

Nas 04 estações do ano

Serra Gaúcha - Brasil

COMPARTILHAR