Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

DICAS PARA COZINHAR COM VINHO

Além de vinhos serem um ótimo acompanhamento para diversos tipos de pratos, também podem servir de ingrediente ou tempero em uma refeição.

Seguem 05 dicas  para cozinhar com vinho:

01 - POSSO USAR QUALQUER VINHO PARA COZINHAR?

Não! É importante escolher um vinho que você conheça o sabor e goste dele. A qualidade da bebida é muito importante, ainda mais porque quando o álcool evapora, as propriedades do vinho que ficam. O ideal é pensar na receita com mais carinho e optar por um que combine, ainda mais porque você sempre pode fazer a refeição harmonizando com o próprio vinho que utilizou na receita.

02 - PRAZO DE VALIDADE

Se utilizar o vinho em uma receita e ele sobrar, você ainda pode armazená-lo por apenas uma ou duas semanas. Após esse período, o sabor pode estragar e não poderá ser usado em uma próxima receita. Tome cuidado! Lembre-se também é necessário que a garrafa seja guardada adequadamente: coloque na geladeira na vertical e utilize uma bomba à vácuo.

03 - AGUARDE O ÁLCOOL EVAPORAR

Permita que o vinho cozinhe o tempo necessário e siga a receita rigidamente. Tenha paciência: o álcool demora para ser liberado, portanto, você precisa esperar para que a comida receba todos os sabores do vinho. Se, por exemplo, o vinho for cozinhado por 15 minutos, ele terá ainda 40% do álcool. Se ele cozinhar por 2 horas, a porcentagem de álcool chega a ser bem menor, dando mais gosto à refeição.

04 - NÃO USE QUALQUER PANELA!

Sobre isso, é preciso ter o devido cuidado. O vinho não pode ser usado em panelas de ferro, cobre e alumínio. Os metais contidos nesse tipo de panela podem reagir com o conteúdo do vinho e aumentar a acidez na sua receita. O correto é usar panela inox para que não tenha alteração no sabor.

05 - QUER USAR VINHO TINTO?

Vinho tinto combina muito bem com carnes vermelhas (cortes bovinos, embutidos, filés e miúdos) e risotos com sabores mais fortes (de linguiça ou presunto, por exemplo). É ideal para essas receitas, pois o sabor do vinho não se sobrepõe ao do prato e vice-versa.

QUER USAR VINHO BRANCO?

Vinhos brancos são mais adequados para pratos leves. Combina com peixes, frutos do mar, vegetais, legumes e hortaliças. Isso porque harmonizam muito bem com o doce dos legumes e com o amargo dos vegetais. Além disso, também pode combinar com carnes vermelhas mais leves, tipo lombo, frango e filé-mignon.

Fonte: blogdosvinhos

 

Terrabela Enoturismo

Nas 4 estações do ano

Serra Gaúcha - Brasil

COMPARTILHAR