Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

O choro da videira ou lacrima vitis

Você sabe o que isso significa?

Tradicionalmente a época de poda das videiras na Serra Gaúcha é no final do inverno, quando as plantas já apresentam o famoso "choro" após o corte dos sarmentos.

Este fluxo de líquido adocicado indica que as raízes já estão ativas e absorvendo água do solo. Como as plantas ainda não têm folhas para perder essa água, a pressão de água nos ramos aumenta e é eliminada ao cortá-los.

Esse "choro" não causa nenhum prejuízo às plantas. Sendo apenas um indicativo de que elas já estão prestes a brotar, em resposta ao aumento de temperatura no final do inverno e início da primavera. Além disso, a poda realizada nesta etapa, pode favorecer o fluxo de açucares e hormônios da raiz para a parte aérea, irá induzir as gemas a brotar. Quando a poda é realizada antecipadamente, no outono ou início do inverno, isso não acontece, porque na condição de temperaturas mais baixas no solo, as raízes estão dormentes em conjunto com a parte aérea e, mesmo após o corte, a planta não irá brotar.


Além disso, destaca-se que a videira, como outras espécies frutíferas de clima temperado, necessita de um somatório mínimo de horas de frio (tempo sob temperaturas abaixo de 10°C, que é maior nas cultivares mais tardias e menor nas cultivares precoces) para superar o estado de dormência, o qual é ativado nos primeiros frios de outono.

Fonte: Embrapa

TERRABELA ENOTURISMO
Nas 04 estações do ano
Serra Gaúcha - Brasil

COMPARTILHAR