CERTIFICAÇÃO DA IG (INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) MONTE BELO

Na última sexta-feira, dia 13, em Monte Belo do Sul (RS), aconteceu a solenidade de reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Monte Belo. O evento de entrega do certificado de registro da IG, outorgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), foi entregue a Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), formada por 11 vinícolas – Adega da Serra, Adega Del Monte, Armênio, Calza, Casa Angelo Fantin, Faé, Famiglia Tasca, Honório Milani, Megiolaro, Reginato e Santa Bárbara.

A IG Monte Belo possui 56,09 quilômetros quadrados, distribuídos pelos municípios de Monte Belo do Sul (com 80% da área), Bento Gonçalves e Santa Tereza abrangendo 600 propriedades vitícolas. Trata-se da quarta Indicação Geográfica de vinhos finos e espumantes do Brasil (as outras são Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira e Altos Montes). O grande diferencial de Monte Belo é o fato de ser constituída exclusivamente por vinícolas de pequeno porte: os estabelecimentos são familiares, empregando os próprios donos ou seus filhos, observa o presidente da Aprobelo, Antoninho Calza. De acordo com ele, Monte Belo do Sul destaca-se também por ser o município maior produtor per capita de uvas Vitis vinifera (para a elaboração de vinhos finos) da América Latina, com 16 toneladas per capita/ano. Os primeiros vinhos com selo da Indicação chegarão ao mercado em 2014.

O projeto técnico-científico de desenvolvimento da IG, iniciado em 2004, envolveu diversas instituições, sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS). O coordenador-geral do projeto de desenvolvimento de Indicações Geográficas de vinhos finos e espumantes da Serra Gaúcha, pesquisador Jorge Tonietto, assinala que a certificação da Indicação Monte Belo é uma grande conquista para esta região. “É uma tradicional produtora de uvas de qualidade, mas que até então não tinha conseguido valorizar a produção local de vinhos finos, o que aumentará a agregação de valor à atividade e impulsionará o desenvolvimento regional”, diz ele.

Além da Aprobelo e da Embrapa Uva e Vinho, participam do projeto de desenvolvimento da IG Monte Belo a Embrapa Clima Temperado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O projeto foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), e teve apoio de Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg) e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio Brasileiro (Fagro). As atividades também tiveram o apoio do Sebrae RS, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Inpi, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul. O encaminhamento jurídico do processo de reconhecimento foi feito pelo escritório Barcellos Marcas e Patentes.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Endereço:
Rua Profª Maria Dal Conte, 3035
Flores da Cunha - RS - Brasil
CEP 95270-000

Telefone:
(54) 3292-1461



Contato:
turismo@terrabela.com.br

Cadastre-se e receba nossas novidades:
Nome:

E-mail:

Cidade:



Copyright 2011 - Todos os direitos reservados