9º Concurso do Espumante Brasileiro premia 80 amostras

Uma edição emblemática. Assim pode ser definido o 9º Concurso do Espumante Brasileiro, que chega a 2015 com número recorde de amostras inscritas e premiação destaque, novidade do concurso. Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento contou com dois dias de degustações, onde 264 amostras provenientes de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil foram degustadas por 44 enólogos em Garibaldi, a capital nacional do espumante brasileiro. A excelência das produções brasileiras resultou na premiação de 80 espumantes, sendo cinco Grande Medalha de Ouro (acima de 92 pontos), 70 ouro (88 a 91 pontos) e cinco Prata (84 a 87 pontos).

O sabor brasileiro, a qualidade reconhecida entre especialistas e amantes do espumante foi comprovada na taça pelo júri composto de jornalistas e profissionais do setor vitivinícola. Para o presidente da ABE, Juliano Daniel Perin, as impressões dos dois dias de degustações não poderiam ser mais positivas: “Ficou visível a qualidade do espumante brasileiro pelo grande número de medalhas de ouro, e também a quantia surpreendentemente positiva de Grande Ouro”, avalia.

As amostras foram avaliadas por 44 degustadores divididos em cinco júris, cada um com amostras diferentes. As degustações aconteceram na quarta e quinta-feira (14 e 15), somente na parte da manhã, na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). Os trabalhos seguiram normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorreu em coquetel realizado dia 16 de outubro no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp. Foram premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos.
 

DESTAQUE MANOEL PETERLONGO

Buscando aprimoramento condizente com a evolução do espumante nacional, a 9ª Edição do Concurso do Espumante Brasileiro contou com uma novidade: o Prêmio Destaque Manoel Peterlongo, distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias através da degustação de preferência de cada mesa. Cinco amostras foram premiadas com a distinção, que foi muito bem recebida pelos jurados na avaliação de Perin: “A novidade acrescenta bastante para a evolução do concurso, que busca contemplar de maneira integral as produções nacionais e valorizar cada vez mais o espumante brasileiro”.

Além disso, o nome do prêmio faz referência ao centenário da vinícola Peterlongo, comemorado no dia 15 de outubro, valorizando a história do espumante brasileiro.

Categoria Espumante Extra Brut e Nature

Campos De Cima Extra Brut -  Vinícola Campos De Cima

Categoria Espumante Brut Rosé

Castellamare Espumante Brut Rosé -  Cooperativa Vinícola São João

Categoria Brut  Método Charmat

Garibaldi Espumante Chardonnay - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Categoria Brut Método Tradicional

Cave Amadeu Espumante Brut - Vinícola Geisse

Categoria Espumante Moscatel

Zanotto Espumante Moscatel - Vinícola Campestre

 

Fonte: Associação Brasileira de Enologia


TERRABELA ENOTURISMO 16 anos.


Arquivo: Veja o resultado completo das premiações aqui
Endereço:
Rua Profª Maria Dal Conte, 3035
Flores da Cunha - RS - Brasil
CEP 95270-000

Telefone:
(54) 3292-1461



Contato:
turismo@terrabela.com.br

Cadastre-se e receba nossas novidades:
Nome:

E-mail:

Cidade:



Copyright 2011 - Todos os direitos reservados