Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

VINHOS QUE PASSAM POR BARRICAS

Sua utilização tem o poder de alterar características e agregar elementos à bebida, elevando seu nível de qualidade

A utilização de barricas de madeira durante o processo de elaboração pode ocorrer tanto durante as fermentações alcoólica e malolática (segunda fermentação com o objetivo de reduzir a acidez da bebida), quanto durante os estágios posteriores, chamados de afinamento, iniciando assim o processo de maturação.

 

É exatamente na fase de maturação que as barricas exercem seu papel mais importante. Durante esse estágio sua utilização tem o poder de alterar características e agregar elementos à bebida, elevando seu nível de qualidade de maneira significativa.

 

Vamos apresentar algumas características dos vinhos que passam um período armazenados em barricas.

 

AROMA

Uma das consequências da passagem por barricas é a adição de aromas.

No tempo que permanecem armazenados, estes vinhos extraem da madeira aromas como baunilha, cravo, defumado, adocicado, chá, tabaco, dependendo do tipo de barrica e da composição do vinho.

 

COR

Uma segunda característica é a cor do vinho. O armazenamento em barricas influencia na estabilidade da cor, que é definida pela coloração encontrada na casca da uva.

As propriedades do carvalho transferidos dos barris para o vinho contribuem para que a cor fique mais intensa.

Os vinhos brancos também podem ser armazenados, nas barricas, tudo irá depender do estilo do vinho que o enólogo quer criar.

 

CORPO

A barrica também influencia na estrutura do vinho em conjunto com as características da uva, podendo ser um vinho de corpo leve, médio ou encorpado.

 

Fonte: todovino e Casa Valduga

 

Terrabela Enoturismo

Nas 04 estações do ano

Serra Gaúcha – Brasil

 

COMPARTILHAR