Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

Conservação do vinho após aberto

Provar o vinho no dia seguinte é uma experiência de percepção e você pode ter surpresas.

O grão da uva vira suco, o suco vira vinho, o vinho vira vinagre. A natureza é mesmo assim. Desde a ação das leveduras que transformam o açúcar de cada grão de uva em álcool e gás carbônico, até a ação do oxigênio - que num período prolongado termina por transformá-lo (através da ação de uma bactéria) em ácido acético (vinagre) -, tudo é um processo absolutamente natural.

Como conservar aquela garrafa que foi aberta e não inteiramente bebida, para que o processo natural de oxidação não estrague o vinho entre um consumo e outro:
- Espumante: Até 6h na geladeira com rolha metálica.

- Tinto: Até 2 dias na geladeira com rolha de cortiça.

- Branco: 1 dia com rolha de cortiça.

- Rosé: 1 dia com rolha de cortiça.

- Fortificados: 1 mês na geladeira bem vedado com rolha de cortiça.

Para conservar melhor todos os vinhos (mesmo os jovens) e não correr riscos desnecessários, é essencial ter um equipamento que é hoje, felizmente, muito fácil de encontrar. Conhecido como "salva-vinho" ou "vacuvin", é composto por um jogo de rolhas de borracha e uma bomba que, quando encaixada na rolha, opera por sucção retirando o ar que ocupou o espaço vazio na garrafa.

Os espumantes, no entanto, precisam de um processo diferente, pois o gás carbônico formado durante a segunda fermentação precisa ser preservado na garrafa, para que o líquido mantenha sua vivacidade. Assim, a bomba de sucção não é usada, mas sim uma rolha de metal com proteção de silicone, capaz de manter e suportar a pressão desse vinho.

Com o uso correto dessa rolha, o espumante pode permanecer na geladeira por mais dois dias, pelo menos - embora para os bons bebedores seja quase impossível pensar que um espumante possa ser aberto e não bebido totalmente.

Terrabela Enoturismo
nas 04 estações do ano
Serra gaúcha - Brasil

COMPARTILHAR