Logo Terrabela ENGLISH
VOLTAR PARA BLOG

Qual a temperatura ideal para servir o seu vinho?

A temperatura do vinho o impacta. E isto é fato!!

Não há nada de errado em beber o seu vinho na temperatura que mais lhe apetece. Mas não custa nada entender como isso influencia a gente e o líquido.
A temperatura do vinho o impacta. E isto é fato !! Mas impacta também na maneira como nós percebemos suas características. Temperaturas mais frias ou mais quentes vão enfatizar ou diminuir a nossa percepção sobre as qualidades do vinho.


Mas, já deve ter ocorrido com vocês de provarem um vinho que não lhes agradou.


Independentemente do paladar de cada um, há também vários fatores que podem ter colaborado para que isso ocorresse. E um fator que tem bastante relevância, é a temperatura de serviço do vinho. E se a temperatura foi inadequada, com certeza o seu vinho ficou descaracterizado.


O vinho sofre mais com o calor do que com o frio. Um vinho servido muito fresco pode se aquecer rapidamente, seja pelo calor do ambiente ou seja pelo calor oriundo das mãos que tocam a taça. Mas um vinho servido em temperatura muito elevada é difícil de refrescar, e o prazer de bebê-lo pode ser arruinado.

Quanto mais gelado o vinho, mais realçados ficam a acidez, o amargor e os taninos. Quanto mais quente, mais aparente fica o álcool que volatiza na taça. Quando falamos de um vinho “redondo” buscamos o equilíbrio entre a dureza (acidez, amargor e taninos) e a maciez (álcool e açúcar) que são elementos que traduzem a qualidade do vinho. Assim, se o vinho estiver abaixo da temperatura ideal de consumo ficará muito duro; se estiver acima, ficará alcoólico.

Os vinhos brancos não têm taninos e, portanto, se forem consumidos à mesma temperatura dos tintos, ficarão alcoólicos. Quando reduzimos a temperatura, ficam mais frescos e agradáveis.

Como o frio acentua a acidez, os vinhos brancos devem em geral ser servidos frios. Quando a garrafa está fresca, a acidez se alia à fruta do vinho e o torna agradável e refrescante, algo que se pode esperar de qualquer vinho branco.
Já os vinhos tintos, se resfriados demais, ficam muito duros e desagradáveis, “travando” a boca, já que a acidez e os taninos ficam realçados ao mesmo tempo.

Na imagem abaixo, segue ume referência de temperatura!
Fonte: divinovinhos

Terrabela Enoturismo
Nas 04 estações do ano
Serra Gaúcha - Brasil

COMPARTILHAR